Os ENEAs





Os Encontros de estudantes de arquitetura e urbanismo são os maiores eventos organizados, idealizados e promovidos pelos próprios estudantes do curso. Acontecem anualmente, da escala Regional à escala Latino-Americana.  

O primeiro Encontro Nacional aconteceu em 1972, na cidade de São Paulo, durante um período de intensa repressão a qualquer movimento estudantil, fruto do golpe militar. Esse encontro visava retomar as atividades dos Estudantes de Arquitetura, que desde 1932 já se reuniam nos primeiros Grêmios Estudantis, ainda com o nome de Belas Artes. Somente a partir de 1979, com o IV ENEA SALVADOR, os Encontros nunca mais cessaram.
Em todo momento, os encontros estiveram fortemente ligados a uma Federação, que buscava através destes encontros, um momento de articulação entre os estudantes das mais distantes partes do país. Através dos Encontros, era possível discutir o ensino, a profissão, a estruturação das Faculdades, e deliberar sobre qualquer assunto que viesse a influenciar na vida de um estudante de Arquitetura.
Desde 1988, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil são representados por uma Federação, a FeNEA:

Uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados, que hoje congrega mais de 50.000 estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, de mais de 214 instituições de ensino superior, e os representa perante órgãos governamentais e entidades de área.




A seguir, um resumo dos últimos ENEAs: