Atividades


Para entender e organizar da melhor maneira a temática do ENEA Bauru 2011, foram criados eixos de discussão diários para conduzir com maior coerência todas as atividades do Encontro. Vamos entendê-los agora para depois, lá no final, enxergar a estrutura base do cronograma das atividades:

(Se você quiser baixar a apresentação completa da temática/cronograma, e apresentar para todos os amigos e interessados no ENEA Bauru, clique aqui)




ATIVIDADES PROPOSTAS


Vivências: Atividades que colocarão as pessoas vindas de diferentes partes desse Brasil varonil em contato direto com a realidade de Bauru que, como qualquer outra cidade, guarda um bocado de singularidades. A idéia é proporcionar, juntamente com a comunidade local, ações coletivas e trocas de bagagens imateriais.
Vivência Parque Santa Cândida - Pintura de casas populares: Ação coletiva com a comunidade do Parque Sta Cândida, em parceria com a empresa Coral, que realizará a pintura de 35 casas populares concedidas recentemente pela prefeitura municipal de Bauru após processo de desfavelamento.
Vivência Ouro Verde - Projeto do Ponto de Ônibus ecológico: Construção coletiva, em parceria com o Projeto Taquara (Bauru) e Re:Arq (Goiânia), que produzirá um ponto de ônibus de Bambu na região do bairro popular localizado ao lado da Cidade ENEA.
Percursos Urbanos: Caminhadas com roteiros temáticos que descobrirão a cidade de Bauru e o seu universo-universitário. Esses percursos sugerem discussões misturadas por saberes populares e acadêmicos, empíricos e científicos.
Os Percusos que acontecerão no ENEA Bauru 2011:
Percurso Histórico: com historiador Fábio Paride Pallota - Tem como trajeto os principais locais que influenciaram e transformaram a história de Bauru;
Percurso do Cerrado: com professor Dr. Osmar Cavassan - Uma caminhada ecológica em meio a fauna e flora desse bioma único do Brasil Central;
Percurso dos Brechós: Trajeto entre cabides e araras recheados de histórias e vestuários fora (ou não) de época. Esse percurso será complementado com a oficina de customização e estencil para a construção do corpo mídia;
Percurso da Desterritorialização: Mapas de cidades que também cresceram a partir da Ferrovia conduzirão esse percurso que permitirá uma reflexão do território físico e imaterial das cidades a partir das situações encontradas ao acaso.
Visitas Históricas: Seguindo o mesmo princípio dos Percursos Urbanos, as Visitas Históricas serão caminhadas que conduzirão o participante a conhecer os fatos e construções importantes da História de Bauru. As visitas terão convidados que mediarão todo o trajeto, alimentando reflexões e discussões que relacionam a cidade de Bauru com as demais cidades do Brasil.

As Visitas Históricas que acontecerão no ENEA Bauru 2011:
Visita Centro Histórico: Sobre os trilhos da História Bauruense - com o professor Dr. Nilson Ghiradello, terá como foco a história e construções das Estações de Ferro (Noroeste, Sorocabana e Alta Paulista) que marcaram a identidade de Bauru e influenciaram no desenvolvimento de todo Oeste Paulista.
Visita Movimento Moderno: A Vanguarda do Centro Oeste Paulista - com a professora Dra. Paula da Cruz Landim, terá como foco as construções da vanguarda modernista, que criaram o contraste cidade moderna/cidade do interior ao longo da história de Bauru. Os destaques ficarão por conta das construções dos arquitetos Ícaro de Castro Mello e Fernando Ferreira de Pinho, importantes figuras do movimento moderno paulista.
Oficinas: Atividades teóricas, práticas e lúdicas que se relacionarão (ou não) com a temática do Encontro, proporcionando a troca de saberes, conscientização/reflexão de diversos assuntos e diversão entre os participantes.

O resultado das oficinas selecionadas sairá dia 06 de junho.

Mesas Redondas Enxame Coletivo: As Mesas Redondas do Enxame Coletivo serão momentos de discussão sobre assuntos relacionados a Cultura, Educação e ao Circuito Fora do Eixo, rede de trabalhos concebida por produtores culturais de diversas partes do país.
Mesa 01: Fomento Cultural em cidades de pequeno e médio porte
Mesa 02: Educação e Universidade Fora do Eixo
Mesa 03: Rede Fora do Eixo
Mesa 04: Economia Solidária
Mesas Redondas Convidados: Produção da Arquitetura Metrópole e Interior: As Mesas Redondas dos Convidados proporão discussões acerca do panorama atual da Arquitetura e Urbanismo Nacional, colocando lado a lado a produção arquitetônica da metrópole e das cidades do interior. 

Palestras Temáticas: As palestras terão convidados que proporcionarão discussões relacionadas a temática do encontro, mais especificamente aos 5 eixos: EstereóTipos, Metamorfose Urbana, A cidade por si mesma, A cidade pelo todo e Deslimites Urbanos e Humanos.

Momento Economia Solidária e Feira de Trocas: a economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Durante esse momento, haverá uma discussão sobre as experiências de Economia Solidária realizadas por grupos de Bauru seguido da Feira de Trocas, uma prática de trocas solidárias de produtos e serviços entre os participantes do Encontro.

Apresentações Culturais: As apresentações culturais deverão rechear a programação do ENEA Bauru com a Cultura do Interior. Entre o vernacular e o atual, passarão por intervenções, instalações, teatro, circo, cinema e música.

Festas: Para cada dia do Encontro um cenário diferenciado, musical, regional e estético. Precisa falar mais?
Bandas Confirmadas:
Família Gangsters – São Paulo
Samanah – Bauru
Pé de Macaco – Bauru
Homem Bomba – Bauru
Os Rélpis – Araraquara

CRONOGRAMA