![]() |
fotos de Leonardo Saldanha |
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupando 21% do território nacional. Característico dos ecossistemas que ocorrem no Brasil central, contém uma elevada biodiversidade representada pela variedade de espécies de sua fauna e flora.

No estado de São Paulo existem remanescentes do Cerrado constituídos de áreas fragmentadas e distintas. Poucas dessas áreas são protegidas na forma de Unidade de Conservação Estadual.

Além de sua alta biodiversidade, outro aspecto importante do Cerrado Paulista é a sua localização sobre o aquífero Guarani, abrangendo desde o cerrado de Minas Gerais até o Paraguai. A sua ocorrência em uma área de recarga do aquífero reforça a importância da preservação desses fragmentos do cerrado.

Em Bauru, os remanescentes do Cerrado estão localizados em reservas legais no seu próprio tecido urbano, porém o contato destas com o restante da cidade está longe de ser harmonioso: o desenvolvimento urbano é exercido, muitas vezes, em função do mercado imobiliário, definindo novos loteamentos que se estruturam sem uma fiscalização ambiental rigorosa. Além disso, a população ainda está pouco informada sobre a importância cultural desse bioma.
O ENEA Bauru 2011 se propõe a discutir e refletir sobre o valor do diálogo entre o homem e a natureza nas práticas do planejamento urbano bem como a conscientização ambiental local.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário